/*FACEBOOK*/

Páginas

Prefeitura faz mutirão de limpeza visando combater a leishmaniose

Tupã

Numa ação conjunta, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde estão realizando a limpeza de barrancos e encostas próximo ao viaduto Dora Goldman, na região Sul da cidade. A ação tem por objetivo combater a leishmaniose, que pode se proliferar em terrenos baldios onde também há presença de criadouros de mosquitos e pernilongos.

O titular da pasta de Meio Ambiente, Renan Pontelli, informou que a secretaria realizará a limpeza dos barrancos até próximo à Rua Nhambiquaras. “Esta é uma doença grave. Por isso, a administração municipal está realizando uma ação integrada com objetivo de combater a leishmaniose e eliminar possíveis criadouros”.

Pontelli disse que o trabalho de limpeza está sendo realizado adequadamente e de forma ágil. “Logo que as máquinas chegaram aqui, a população já aprovou a medida tomada pela prefeitura”.

O secretário de Saúde, Antônio Brito, disse que a pasta está realizando todas as iniciativas possíveis para combater a leishmaniose em nosso município. “Gostaria de pedir à população para que colabore, não jogando lixo em lugares inadequados. Assim teremos um meio ambiente equilibrado e sadio”.

Na região onde os trabalhos de limpeza de barrancos estão sendo realizados, houve dois casos de leishmaniose em humanos. A doença é transmitida por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil existem atualmente seis espécies de protozoários responsáveis por causar a doença em humanos. As variedades mais encontradas são a Leishmaniose Visceral (LV) e a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA).

A Leishmaniose Visceral é conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundun. É infecciosa, mas não contagiosa. Acomete vísceras, como o fígado e o baço, podendo ocasionar aumento de volume abdominal.

Fonte: Jornal Diário Online