/*FACEBOOK*/

Páginas

Vereador planeja sessão extra na Câmara apenas para homenagens

SÉRGIO GUZZI

ARAÇATUBA

As sessões da Câmara de Araçatuba podem ganhar uma nova dinâmica a partir deste ano. Uma proposta do presidente da Casa, Jaime José da Silva (PTB), prevê a discussão de homenagens - como votos de aplauso e pesar - em apartado dos trabalhos ordinários da Casa. Segundo Jaime, a intenção é fazer com que as sessões semanais sejam destinadas ao debate de assuntos relacionados a toda a população. As homenagens, segundo ele, seriam concentradas em uma única sessão, realizada mensalmente apenas para esta finalidade.

O entendimento do presidente é de que o atual rito do Legislativo prejudica, por exemplo, a discussão de requerimentos de informações ao Executivo. Hoje, as sessões começam às 19h e, em muitas, se gasta mais de uma hora com a apreciação de homenagens. “Nós precisamos fazer alguma coisa para que as sessões sejam mais atrativas para a população, uma vez que muitos assuntos são debatidos tarde da noite, sem o acompanhamento dos araçatubenses”, diz.

As sessões começam com o grande expediente, onde são lidas correspondências, deliberação de projetos, votos de aplauso e pesar, e os requerimentos de informação, até as 21h. A partir desse horário, a cada semana, quatro vereadores têm direito a discursar, sobre temas de sua livre escolha, por mais dez minutos cada um. Desta forma, a ordem do dia, na qual os projetos de lei são colocados em apreciação, começa somente por volta das 21h40.

Fonte: Folha da Região